Eventos

Fórum de Combate à Corrupção na América Latina

 

 

 

III CONGRESSO PARAIBANO DE DIREITO DAS FAMÍLIAS E SUCESSÕES

O “III Congresso Paraibano de Direito das Famílias e Sucessões” é o evento maior do INSTITUTO BRASILEIRO DE DIREITO DE FAMÍLIA, na Paraíba. A primeira versão foi realizada em 2004, com a presença de grandes nomes do Direito de Família no Brasil e foi marcada por um momento de grande sucesso. A segunda edição do evento foi realizada em 2008, com a presença de mais de 1.000 congressistas, algo inédito na Paraíba, especialmente em se tratando de um tema especializado do Direito Civil.Nesta nova versão, o IBDFAM-PB fará uma homenagem especial à advogada Fátima Lopes (in memoriam), que foi Diretora do IBDFAM-PB e advogada atuante na Paraíba.

Na terceira versão, o evento contará com a presença de grandes nomes do direito civil e do direito de família, atualmente. Estarão aqui, Maria Berenice Dias (RS), Eliana Calmon (DF), Zeno Veloso (PA), Cristiano Chaves de Farias (BA), Dimitre Soares (PB), Fabiola Santos Albuquerque (PE), José Fernando Simão (SP), Wladimir Alcibíades Marinho Falcão Cunha (PB), Christiano Cassettari (SP), Pedro Pontes de Azevedo (PB), Marianna Chaves (PB).

O evento também conta com uma programação cultural com os lançamentos dos livros: “Leis Civis Especiais no Direito de Família”, Editora Jus Podium, de autoria de Dimitre Soares; “Elementos de Direito Civil”, Editora Saraiva, de autoria de Christiano Cassettari e “Homoafetividade e Direito – Proteção Constitucional, Uniões, Casamento e Parentalidade: Um Panorama Luso-Brasileiro”, Editora Juruá, de autoria de Marianna Chaves; “Direito Hereditário do Cônjuge e do Companheiro”, Editora Saraiva de autoria de Zeno Veloso; “Alienação Parental – Restituição Internacional de Crianças e Abuso do Direito de Guarda – Teoria e Prática”, Editora Leis&Letras de autoria de Marcos Duarte.

Além de tudo, todos os profissionais e estudantes interessados em ampliar o currículo também terão a oportunidade de enviar seus trabalhos que serão analisados e escolhidos pela comissão científica do evento formada por um corpo de grandes juristas, conforme o regulamento publicado pela organização do evento, para posterior publicação na seção “IBDFAM Acadêmico”, no site nacional do IBDFAM.

Durante o evento também será oferecido um mini curso sobre as “QUESTÕES CONTROVERTIDAS DE DIREITO DAS FAMÍLIAS E SUCESSÕES”, ministrado pelos professores Antonio Elias de Queiroga, Marianna Chaves e Pedro Pontes de Azevedo. Os interessados devem procurar a secretaria do evento durante o dia 13 de maio para realizar as inscrições em lista a parte.

O IBDFAM-PB, em conjunto com a “Fundação Fátima Lopes”, inserirá, durante o evento, o lema de conscientização da sociedade com o tema: “VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO E FAMÍLIAS MUTILADAS: PENSE NISSO E DIRIJA COM RESPONSABILIDADE”, com a intenção de chamar a atenção entre os participantes e a sociedade como um todo da importância do tema voltado para a violência no trânsito, que vitimou a diretora Fátima Lopes.

Trata-se, portanto, de um evento imperdível para os profissionais e estudantes do direito e uma oportunidade rara para se atualizar.

No mais, um bom Congresso a todos! 

Rodrigo Toscano de Brito
Presidente IBDFAM-PB

Mais informações

Quando: 13 a 14 de maio de 2011
Local Hotel Tambaú – João Pessoa – PB

IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO CONSTITUCIONAL

A cada nova versão, o Congresso Internacional de Direito Constitucional alcança novos patamares qualitativos e quantitativos. Em Natal – RN, o Congresso, em sua última versão, bateu todos os recordes, seja na quantidade de trabalhos apresentados, seja na de congressistas inscritos de todas as partes do Brasil.

E, de igual forma, a EBEC reuniu seletíssimo grupo de palestrantes nacionais e internacionais durante três dias de evento. Paralelamente ocorre a feira de livros jurídicos com as principais livrarias e editoras do país, ocupando todos os espaços disponíveis, na Praça de Convivência.
Para este ano, a ser realizado no Centro de Convenções, da bela e sempre acolhedora cidade de Natal-RN, aguarda-se números que igualem ou superem todos os anteriores. Teremos como show de encerramento gratuito para os participantes o cantor Jorge Ben Jor, bem como uma vasta programação social para todos os participantes do evento.

IV Congresso Baiano de Direito Eletrônico

Do dia 16 até 18 de maio do ano em curso, será realizado o IV Congresso Baiano de Direito Eletrônico, o local será o Teatro ISBA no bairro da Ondina na cidade de Salvador –Bahia. O evento é coordenado pelo professor e mestre em Direito Manuel Martin Pino Estrada e trata de temas de muita relevância e atualidade, tais como o processo eletrônico na área cível e trabalhista, direito autoral na internet, proteção de dados no âmbito virtual, escravização digital, tributação no comércio eletrônico, o direito do consumidor na internet, pedofilia na internet, direito robótico, a computação em nuvem ou “cloud computing”, internet banking e software livre.

As inscrições já começaram e podem ser feitas na bilheteria do Teatro ISBA, das 14:00 às 19:00.

Para mais informações, entrar em contato com o professor Martin Pino pelo emailmartinpino@yahoo.com (sem “br”).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s