Marina na primeira página do LE MONDE!

Para o Le Monde, Marina Silva desafia Lula

24/08/2009 – 18:46 ()

Marina Silva está na primeira página da edição desta terça-feira do le monde. Com a manchete “No Brasil, uma ex-ministra desafia o campo de Lula”, a correspondente do jornal no país, Annie Gasnier, afirma que “nada parece poder deter Marina Silva”.

“Abandonando o Partido dos Trabalhadores (…), a ex-ministra do Meio Ambiente se lançou ao assalto das presidenciais brasileiras, a convite do Partido Verde”, diz a matéria, que fala ainda da “saúde frágil” de Marina Silva e explica os motivos de sua saída do PT: “a falta de vontade (do governo) em defender o meio ambiente”.

A reportagem destaca que Marina deixou o ministério em 2008 depois de “descobrir os limites de sua missão, aprovando, contra sua vontade, os cultivos de transgênicos e os canteiros de obras que invadem a floresta amazônica”.

Ao contar o “percurso exemplar de militante social” da ex-ministra, o jornal diz que Marina é admirada pelos brasileiros por ter “uma história ‘à la Lula’, antigo metalúrgico que se tornou em presidente”, e poderia “atrapalhar Dilma Rousseff”, nas eleições do ano que vem.

O Le Monde diz ainda que “no governo, as duas mulheres tinham uma visão oposta do meio ambiente. Responsável (…) pelo PAC, Roussef se mostrou disposta a sacrificar a natureza em nome do crescimento”.

A reportagem termina falando sobre a atual crise no PT. “De olho nos desafios eleitorais que virão, o presidente Lula obrigou o PT a defender José Sarney, o presidente do Senado e alta autoridade do partido centrista PMDB. Um voto salvador no Congresso permitiu evitar as questões que, há meses, colocam em suspeita (…) a família Sarney”.

Mas o Le Monde alerta que, “sem dúvida, é preciso se lembrar que um ano antes de sua brilhante reeleição em outubro de 2006, Lula e seu partido estavam envolvidos com um escândalo de caixa dois do PT, o mensalão”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s